8 de abril de 2014

Resenha: Fênix, a ilha



Autor: John Dixon
Editora: Novo Conceito
Páginas:
336



A diagramação do livro está impecável, muito bonito mesmo. Com letras do tamanho ideal para uma leitura sem dificuldades, e muito bem traduzido.

Neste livro conhecemos a história de muitos jovens que estão "presos" em uma ilha feita para reeducar garotos problemas, todos são órfãos, mas a ilha não é como algumas pessoas imaginavam, os garotos e garotas são obrigados a ficar até completar 18 anos, e no final escolhem se querem voltar para casa ou continuar e virar um soldado.

Eles são treinados por soldados, e são obrigados a aprender a obedecer e respeitar como se realmente estivessem no exército "sim senhor", continência, entre outras coisas. No começo a punição é com exercícios como "flexão", ou até mesmo a "cabine do suor", como é chamado um cubículo de ferro que fica no meio do pátio embaixo de chuva e sol, com bichos e sujeira, mas depois a punição é a morte.

Carl Freeman, é o personagem principal e está na ilha para aprender a controlar seu impulso de se meter em confusão, mas logo ao chegar percebe que não vai ser fácil ficar longe de confusão, mas apesar de todo o sofrimento, Carl encontra amigos de verdade.

A ilha não fica em solo americano, eles não sabem aonde estão e não existe possibilidade de fuga, porque as águas em volta da ilha é habitada por tubarões. 

"O fardo de um soldado não pesa tanto quanto as correntes de um prisioneiro".

Os soldados, alguns são ex alunos e outros soldados aposentados do exército. Os jovens estão tentando fazer tudo direito para que quando atinjam a maior idade possam ir embora, mas a ilha esconde segredos que eles não imaginam o que realmente vai acontecer.

"Nossa! Com teias desse tamanho, o que essas aranhas comem? Vacas?"

Quando os protagonistas começam a ser culpados por crimes que não cometeram e serem punidos apenas para a felicidade dos comandantes, aquela máscara que cobre a todos e ao lugar começa a cair, e muitas coisas horrendas começa a aparecer, testes em pessoas, mortes misteriosas.

Em um momento do livro, pensamos que Carl vai conseguir se livrar de tudo isso e que nem tudo é tão ruim quanto parece, mas algumas coisas acontecem pelas costas de Carl e enquanto ele está tentando consertar tudo, seus amigos estão sendo punidos.

"Estamos mortos para o mundo tanto quanto nossos pais, pensou Carl. Essa gente pode fazer o que quiser conosco."
Quando chegamos ao final do livro, ficamos surpresos com tudo que aconteceu e com tudo que descobrimos, o final com certeza me surpreendeu também, e deixou aquela vontade de ler a continuação logo, porque aqui neste livro só abriu portas para novas descobertas, muitos mistérios que não foram desvendados.

Quando comecei a ler fiquei achando que seria de brigas, segredos e surpresas, mas quando o primeiro jovem morre, é que comecei a perceber o que eu tinha que esperar com as próximas páginas. O escritor nos deixa em tensão e angustias a cada acontecimento. Aprovado e recomendado, que venha a continuação.


2 comentários:

  1. Não fiquei interessado no livro. Embora esta seja a primeira resenha que eu leio sobre ele, mesmo assim a história em si não me chamou atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Bru! Estou ansiosa para ler Fênix A Ilha! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e opiniões. Lembrem-se que a opinião de vocês é muito importante para o crescimento do blog. Beijos meus queridos.