3 de dezembro de 2013

Resenha: de coração para coração

Autora: Lurlene McDaniel 
Páginas: 207  
Editora: Novo Conceito


Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.


O livro é dividido em partes, e é contado pela visão de Arabeth, e Kassey. A diagramação está linda e as letras estão ótimas para uma leitura rápida, o livro é curto e tem uma narrativa leve apesar da história ser bem emocionante e fazer com que paremos para pensar em alguns momentos.




Elowin e Kassey se conheceram no hospital quando as duas estavam com alguma parte do corpo quebrada, Elowin tinha quebrado a perna e Kassey o braço. Em pouco tempo viraram melhores amigas uma da outra e ficaram inseparáveis.

Toda vez que Elowin ia viajar ela levava Kassey juntas, eram como irmãs, mas tudo mudou quando Elowin começou a namorar com Wyatt, e deixou a amiga um pouco de lado, mas sempre estão juntas quando uma precisa da outra, principalmente quando Elowin e Wyatt brigam,

Kassey decide não ir ao shopping com Elowin porque tem uma prova muito importante e precisa estudar, quando o telefone toca Kassey sabe que é a amiga por causa do som do toque, e logo atende querendo saber as novidades, mas Elowin está chorando porque pegou Wyatt de mãos dadas com outra garota. Kassey tenta acalmar a amiga, mas a ligação cai. Ela acha que é por causa da chuva.

Elowin sofreu um acidente de carro e está em coma no hospital, mas os médicos disseram que ela não vai mais acordar, então a família decide desligar os aparelhos, e descobrem que a filha marcou a opção de doador de órgãos na carteira de motorista.

Arabeth uma jovem que está quase morrendo recebe uma ligação dizendo que encontraram um coração para ela, e logo vai para o hospital torcendo para não ser outro alarme falso. Após horas de cirurgia ela acorda e se sente diferente, com gostos diferentes e atitudes diferentes, coisas que nunca aconteceram, agora acontece. 

"... - Eu preciso religar todos aqueles pequenos vasos. Mas eu sou muito bom com uma linha e uma agulha.      
- Talvez você possa fazer um vestido de formatura para mim um dia - caçoei. Eu estava ficando sonolenta com a medicação intravenosa" 

Quando Kassey conhece Arabeth logo viram amigas e mesmo sem entender Kassey sabe que está próxima da amiga morta.

A autora aborda o assunto de "memória celular" que os médicos dizem que não é possível que isso aconteça, mas tem muitos casos que depois que as pessoas recebem doações de órgãos principalmente o coração, elas ficam com alguns gostos diferentes.

"Meus próprios olhos ficaram marejados. Eu virei minha cabeça. Ele se afastou em direção à porta. No último segundo, eu o ouvi sussurrar: 
- Adeus, docinho.E, sem hesitação, palavras que eu não planejara dizer saíram da minha boca. Palavras que vieram em uma voz clara e gentil, e diferente da minha. Eu disse: 
- Eu te amo, papai."

Eu amei o livro e foi muito difícil fazer essa resenha, porque me emocionei muito com os fatos e quando algumas coisas acontecia, como coisas que seriam "coincidências", realmente o livro é muito bom e muito bonito, não me arrependo em nenhum momento de ter lido, li de uma vez, sem parar.

Quando terminei de ler fiquei segurando o livro no peito e olhando para o nada, me sentindo feliz e ao mesmo tempo triste, sabendo que nessas horas alguém sofre por ter perdido alguém que ama, mas quando podemos ajudar as coisas são diferentes.

Recomendo com certeza.






3 comentários:

  1. Oi Bru, fiquei muuito mais atraído por esse livro depois de ler sua resenha...a capa já tinha me chamado a atenção e mais a sinopse, e sua resenha completou o serviço haha. Gosto de livros assim, com uma leitura marcante e comovente. Com certeza está na minha lista de desejados...

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Parece ser um livro bem interessante,
    amei a resenha. Quero lê-lo!
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha me interessado muito por esse livro, até ver do que ele se falava. Parece ser uma história tocante e comovente, e achei muito curioso isso da "memória celular" nunca tinha ouvido falar sobre isso quando há doação de órgãos. Quero muito ler e ver se vou gostar tanto quanto você!
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e opiniões. Lembrem-se que a opinião de vocês é muito importante para o crescimento do blog. Beijos meus queridos.