9 de abril de 2012

Resenha "A atriz"


Autora: Monica de Castro
Edição : 1 / 2009
Idioma : Português
Editora: Vida e Consciência
País de Origem : Brasil
Número de Paginas : 528


Sinopse:
"A Atriz" conta a vida de Tália Uchôa, uma famosa atriz do teatro carioca. A narrativa se inicia quando Tália sente um tremor repentino e percebe que, na Terra, seus restos mortais estão sendo descobertos por seu neto. 
Contada em duas épocas distintas, em 1940, quando encarnada, e em 2006, no mundo espirital, a história de Tália ensina a perdoar e amar, libertando- nos dos ressentimentos que carregamos. Neste lançamento, a autora une o passado e o presente, revelando que a vida e os laços espirituais continuam em vigor, mesmo após a morte do corpo.



Amelinha tinha treze anos, morava com a irmã mais nova Cristina, a mãe Tereza e o padrasto Raul, em Limeira.

Amelinha era motivo de gozação no colégio, porque era gorda e feia, enquanto a irmã era a mais bonita e a preferida da mãe, ela era esnobada pela mãe, sempre apanhava mesmo não sendo sua culpa, o único que gostava dela era Raul, que fazia com que a mãe sentisse mais raiva dela, porque ela achava que a filha que provocava seu marido.

Com o passar do tempo ela começou a ficar bonita, e virar uma mulher, os homens a admiravam muito, mas ela não se via assim, e sua mãe achava cada vez mais que ela era a culpada pelos homens a admirarem.

Por ser muito bonita e provocar os desejos nos homens, um dia um velho estuprou ela e Cristina, mas apenas Amelinha engravidou, Tereza queria que ela tirasse o bebê, mas Raul não permitiu.

Quando nasceu a criança, Tereza deu embora, e Amelinha não chegou a ver o filho, o ódio que ela sentia da mãe aumentou mais, e a proteção que o padrasto tinha por ela também, e isso fez com que a mãe sentisse mais raiva ainda.

Amelinha foi mandada embora para casa de uma tia velha e decadente, com a desculpa que era para ela estudar, mas o que a mãe queria era que ela ficasse longe de Raul.

Lá Amelinha servia como empregada, e a tia fazia com que ela se prostituísse para poder ficar com o dinheiro.

Amelinha tinha uma única amiga, Ione, que a considerava como uma irmã.

Amelinha estava dançando para um cliente quando Mauro, um produtor, a viu, e disse que ela tinha talento e queria que Amelinha fosse ir assistir a um espetáculo que ele havia produzido.

Mauro convidou Amelinha para subir ao palco e como ele já imaginava ela enlouqueceu os homens que estavam no local, com uma sensualidade que nem ela sabia que tinha.

Amelinha foge com Mauro para o Rio de Janeiro e promete que volta para buscar Ione.

Amelinha vira Atriz e passa a se chamar Tália Uchoa, faz muito sucesso, ganhe muito dinheiro, e como ela havia prometido manda dinheiro para buscar Ione.

Ela fica com Mauro, mas não para de ter seus amantes, Mauro vai para guerra, e de lá ele não volta, todos acham que ele morreu, mas na verdade ele foi embora para não atrapalhar a vida de Tália.

Tália conhece Onório o homem que comprou a casa de espetáculo onde ela trabalhava, se tornou amantes, mas seu amor era apenas de Mauro.

Muitas coisas acontecem, mas não vou falar mais porque se não vai ser muitos spoiler, mas recomendo muito o livro, é lindo, uma lição de vida, que mostra que ninguém é culpado ou inocente de tudo.


Meus queridos, quem fez a resenha de hoje foi a minha mãe, Neide, que agora vai ser colaboradora aqui do blog, espero que tenham gostado, e comentem bastante. 

Beijos

12 comentários:

  1. Posso te falar uma coisa? Eu realmente não conhecia esse livro! Muito interessante, pela sinopse, ele parece ser um livro mais reflexivo...
    E olha: dê parabéns à sua mãe, adorei a resenha!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara, quando você colocou "Posso te falar uma coisa?", fiquei morrendo de medo srsrs, mas fico muito feliz por vc ter gostado da resenha, espero que possamos ter você por aqui mais vezes. Minha mãe resolveu me ajudar depois de me ver louca devorando os livros para colocar as resenhas rsrsrs.
      Obrigada pela sua visita.

      Beijão

      Excluir
  2. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, haha ' mas a história é interessante! Bacana sua mãe estar ajudando no seu blog agora *---* rs. Mt legal :D
    Parabéeens!!

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda, muito interessante né? Rsrsrs também gostei, minha está me ajudando porque ela ficou com dó de ver meu desespero ao chegar mais e mais livros rsrsrs.
      Muito obrigada pelo seu comentário.

      Beijos

      Excluir
  3. Amei o novo layout amiga! Lindo demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nessa, fiquei muito feliz com o layout também.
      Beijos amiga. =]

      Excluir
  4. Oi minha noiva
    Parabéns pelo blog meu amor,parabéns a minha sogra pela ótima resenha.
    Eu mais doque ninguém pude ver como vc evoluiu com o seu blog,lembra quando vc chegou a quase desistir dele?estava desanimada?pois é meu amor,bastou vc se dedicar ainda mais e ele começou a crescer cada vez mais com grandes parcerias e fiéis seguidores,estou muito orgulhoso de vc meu amor,mto msm,como vc msm sabe eu nunca entro no blog mas hj entrei e vi o quanto vc é talentosa no que faz,parabéns por ser tudo de maravilhoso em minha vida e por acreditar no seu desenvolvimento no seu blog
    Te amo eternamente minha noiva

    ResponderExcluir
  5. Que resenha bacana :)
    Estou louca para ler um livros dessa autora esse é mais um que me interessa.
    Não li nada ainda da Monica :/
    Bjs
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, muito obrigada pelo seu comentário, fico muito feliz quando as pessoas gostam do que fazemos por aqui. Já li livros da Mônica gosto bastante, mas esse quem fez a resenha foi minha mãe, ela resolveu me ajudar depois que viu minha pilha de livros para resenha rsrsrs.

      Beijos

      Excluir
  6. Encantada que encontrei uma resenha de livro Psicografado. Encantada mesmo. Visito vários blogs literários e nunca vi uma resenha desse estilo.
    Sou Espírita e apaixonada pelos romances psicografados.
    Da monica ja li "Até que a vida os separe" e "Greta". Ótimos livros, se sua mãe não leu ainda, recomendo.

    Beijos
    Jessica
    http://reencontrodasartes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, muito obrigada pelo seu comentário, minha mãe ficou feliz por saber que você gosta desse tipo de leitura, e agradeceu as indicações, mas ela já leu e adorou, espero que nós possamos contar com o seu comentário mais vezes aqui no blog.

      Beijo grande.

      Excluir
  7. Caramba esse livro parece ser bem interessante! Como uma atriz de tanto sucesso pode ter acabado sua carreira tão rápido?! Fiquei muito curiosa para ler esse livro, a resenha também ficou muito boa, e a sinopse me conquistou completamente! Amei quando ela falou:
    "O Glamour e a decadência caminham lado a lado nessa historia"
    Muito lindo esse trecho! Só me deixou com mais vontade de ler essa historia! Porém eu ainda não entendi se isso é uma biografia ou um livro de ficção.

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários e opiniões. Lembrem-se que a opinião de vocês é muito importante para o crescimento do blog. Beijos meus queridos.